TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

A Arpitex vem promovendo a realização de consecutivos investimentos relevantes de modernização da sua capacitação tecnológica e sustentabilidade dos processos produtivos da sua unidade fabril, sendo de relevar os investimentos realizados a partir de 2015, na automação integral e integrada da sua área de modelação, assim como em eficiência energética, com forte redução da emissões de CO2 subjacente.

Com apoio do IAPMEI, através de Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial (Projeto nº 14723ver Ficha de Projeto Inovação) promovemos a introdução de equipamentos tecnologicamente avançados, com relevância particular para a máquina de corte automático GERBER PARAGON VX22; Posto Accunest MC de marcadas automáticas e Posto Accumark PDS de modelagem, que nos permitiram ganhos de produtividade, de eficiência de fiabilidade de modelação e corte, necessárias e críticas à produção com qualidade de artigos em malhas mais sensíveis e/ou técnicas. Também substituímos 100% da iluminação da unidade por iluminação LEAD, com poupança (eficiência) energética da ordem dos 70%, melhorando fortemente o nosso compromisso de responsabilidade e sustentabilidade.

Em 2022 prosseguimos com investimentos ainda mais relevantes nestas vertentes, igualmente com apoio do IAPMEI, através do PT2020 (Projeto NORTE-02-0853-FEDER-180644ver Ficha de Projeto Inovação Produtiva), estando próxima a conclusão deste projeto. Encontra-se plenamente concretizado e em atividade um novo equipamento de corte automatizado, complementar ao existente, para realização contínua de amostras e pequenas séries, com alta precisão e grande capacidade de eliminar desperdício de MP, além de permitir muito maior controlo de defeito, fatores críticos à produção para o segmento de luxo. Também está ativo o sistema de produção fotovoltaica de energia elétrica com 50 Kw de potência, que ao final do primeiro mês apresenta um registo de produção que proporcionou um autoconsumo de 50% da energia elétrica consumida, já considerando a substituição da anterior caldeira a fuel, por nova elétrica, sendo assim extremamente significativa a redução de emissões carbónicas em todo o processo produtivo. Ainda assim, é nosso propósito realizar novos investimentos nesta vertente, tendo em vista alcançar a neutralidade de carbónica – impacto ambiental zero, no processo produtivo da unidade.